terça-feira, 6 de setembro de 2011

ESPERANÇA > GP 03/09

- Salmos 71:5 “Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a mocidade”.

O que é esperança para você?
- No dicionário diz:
Expectativa de um bem que se deseja;
Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar.

- Esperança é quando ESPERAMOS que algo aconteça.
Você já se viu em alguma situação em que tivesse perdido a esperança?

- I Tessalonicenses 1:3; “Lembramos continuamente, diante do nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.

- Nós, méros seres humanos, somos bombardeados mensalmente, semanalmente ou até diariamente por problemas; porém a palavra nos ensina que devemos enfrentar tudo com fé, motivados no amor e com esperança, perseverando sempre na luta. Fácil falar, simples de entender e molesa para praticar? Vejamos.

Onde está sua esperança? Em quem exatamente você a deposita? Nas suas próprias forças, na sua mãe, pai, irmão, marido?

- Vamos abrir em Lamentações 3:21-22; Todavia, lembro também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis”.

- A esperança vem do amor do Senhor, e ela deve estar depositada em Deus. Unicamente e exclusivamente no Rei. Ele é o único que tem misericórdia o suficiente a ponto não falhar nem nos decepcionar.

E quando as coisas não vão bem, o que você faz? O que devemos fazer?

- Vamos abrir em Romanos 12:12 e ver o que a palavra nos direciona:
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.

1)       O versículo orienta a nos “ALEGRAR na esperança”. Por que nos alegrar? Porque sabemos que o melhor Deus tem preparado e que Ele vai resolver aquilo que nós esperamos.  
2)       “Sermos PACIENTES na tribulação”. Por quê? A palavra “paciência” no dicionário diz: - 1 Qualidade de paciente. 2 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta – A paciência é virtude de quem suporta os males, as tribulações, e isso mantém o coração e a mente tranqüila. Você não reclama da situação, você suporta porque tudo está entregue nas mãos de Deus e você sabe que Ele vai resolver.
3)       “Perseverar na Oração”. Perseverar significa Persistir, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução. No caso, a solução para a tribulação é perseverar na oração. Não desistir nunca de orar, continuar firme e ser forte. Posso citar alguns exemplos, como quando persistimos na oração e os pais da Karina não se divorciaram. Quando persisti também na oração pedindo para Deus providenciar um lugar fixo para fazermos o GP, não desanimei e 3 dias antes do GP a Karina me ligou dizendo que estava disponível uma sala na Siloé. Entre outas coisas que persisto até hoje, e não vou desistir.

E porque temos lutas e dificuldades? Por que  você acha que devemos passar por tribulações?

- Jó 5:7; “No entanto, o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima”.
- Aqui a palavra afirma que o homem nasceu para as dificuldades.

- Romanos 5:3; “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança”.
- Só com tribulação temos perseverança e depositamos confiança em Deus. Sem esperança, não temos perseverança para prosseguir e lutar. Assim, a esperança na tribulação, produz a força (no caso, perseverança) de não desistir.

- Jó 5:8-9; “Mas, se fosse comigo, eu apelaria para Deus; apresentaria para ele a minha causa. Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar”.
- Devemos apresentar nossa causa a Deus, esperar em Deus, porque é Ele quem faz milagres dos quais nós não podemos imaginar.


è “A esperança sabe que, se forem evitadas as grandes provações, os grandes feitos permanecem por fazer e aborta-se a possibilidade de a alma ser grande” (Brennan Manning)
                              
- A frase é complexa, mas resume todo contexto. A tribulação  nos faz crescer.

Mas, se a sua esperança está (ou deveria estar) em Deus por Ele ser o único justamente que não vai te decepcionar, porque você se desespera?

- Salmos 42:11; “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”

- Romanos 15:13 “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele,
para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”.

O tempo é de dar um basta naquilo que sempre vemos: o fracasso, as incertezas, os "eu não posso", "isso não vai dar certo". Chegou a hora de receber o beijo doce do príncipe invisível e despertar do sono profundo. Exercite e Mentalize:

- Nunca mais direi: "eu não posso", pois 'TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE' (Filipenses 4:13).

- Nunca mais direi: "o meu dia será péssimo", pois 'ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ; PORTANTO ALEGREMO-NOS E REGOZIJEMOS NELE' (Salmos 118:24)

- Nunca mais direi: "eu não tenho", pois 'O MEU DEUS SEGUNDO SUA RIQUEZA EM GLÓRIA, HÁ DE SUPRIR EM CRISTO JESUS, CADA UMA DE MINHAS NECESSIDADES' (Filipenses 4:19)

- Nunca mais direi: "tenho medo", pois 'DEUS NÃO TEM NOS DADO ESPÍRITO DE COVARDIA, MAS DE PODER, DE AMOR E MODERAÇÃO' (II TM 1:7)

- Nunca mais direi: "satanás tem supremacia em minha vida" pois 'MAIOR É O QUE ESTÁ EM MIM DO QUE AQUELE QUE ESTÁ NO MUNDO' (I Joao 4:4)

- Nunca mais direi: "ninguém me ama", pois 'DEUS ME AMOU DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO PARA QUE, CRENDO NELE, NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA' (Joao 3:16)

- Nunca mais direi: "isso é impossível", pois 'O QUE É IMPOSSÍVEL A MIM É POSSÍVEL A DEUS' (Lucas 1:37)

Reflita. Quando você estiver em uma luta, lembre-se sempre de colocar a sua confiança em Deus. Quando você decidir confiar Nele, Deus vai encher o seu coração de alegria e paz e vai fazer transbordar de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário