segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nova Aliança


"Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança"


Mais um passado deixado para trás, mais uma história renascida a partir da vontade de Cristo. É muito fácil analisar o pagamento e sofrimento de Cristo na cruz por nossas transgressões, a questão é viver de tal forma que não se viva mais na antiga aliança, da qual eramos condenados. "Fui crucificado com Cristo, assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". E como viver de tal forma a partir de uma nova aliança, considerando Ele habitando dentro de você?

Uma aliança de bronze ou de lata é aquela que se quebra, se desfaz com o tempo, perde seu valor e de nada justifica. A antiga aliança era nós distantes de Deus, distante de uma vida abundante, próximo ao pecado, ao erro, às frustrações e condenações. Vida independente, imatura e cabeça-dura.

A partir do momento em que Jesus Cristo deixou sua glória, habitou entre nós e se entregou, a fim de justificar nossos erros e criar uma nova aliança conosco, Ele desejou também que criássemos, expontaneamente, novas alianças. Aliança é um círculo de compromisso, de confiança, fidelidade e gratidão. A Nova Aliança é a purificação da nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos, por meio de sacrifício vivo com um corpo agradável e santo, ao Deus real.

Aliança vai além de uma simbologia, é significada desde a criação do mundo e também quando Deus enviou seu filho único, para que morresse por nós, por amor. Considerando que hoje podemos amar porque Cristo nos amou primeiro, é descontroladamente lindo e incomparavelmente puro o significado de um elo tão verdadeiro e duradouro. Na segunda e nova aliança, foi derramado um sangue do Filho de Deus, benigno e inoscente. Porém, nem quando Deus desejou criar com o povo um elo a partir da primeira aliança, não foi evitado o derramamento de sangue. Moisés, quando terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, também levou água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o livro e todo o povo, dizendo: "Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam". O sangue é o sacrifício, e o sacrifício já foi realizado, por meio Daquele que te amou e me amou, muito antes de nascermos.

Cristo nos chamou para uma vida espiritual e digna de receber sua justificação da vida eterna por meio da fé e, também, de obras. Em seus passos, para onde iria Jesus? Em seus pensamentos, o que refletiria Jesus? Antes de Cristo, o Espírito de Deus existia no meio das pessoas, mas não dentro de cada um. Com a vinda e crucificação de Cristo, com a aceitação Dele como Senhor e Salvador juntamente com o batismo, podemos receber o Espírito de Deus, fazendo com que ele habite dentro de nós. Se o seu corpo já é templo do Espírito, quais são as obras que você vem manifestando? Obras da carne ou de alguém que tenta tornar-se semelhante ao melhor do mundo? "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22). A Nova Aliança veio completa: Veio para restaurar, formar, firmar e contagiar. E quanto as obras da carne? "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes" (Gálatas 5:19-21). Se o seu corpo, a partir de uma Nova Aliança que Deus trouxe para você, insiste em praticar as obras da carne, você não herdará o Reino de Deus, e isso é bíblico.

A partir do momento em que praticamos o Fruto do Espírito e honramos a Segunda Aliança que Deus fez com nós, passamos isso para todos os que fazem parte da nossa rotina. O fruto da nova aliança é direcionado a todas as alianças que fazemos em relacionamentos, tanto amorosos quanto fraternais. Manifestar a graça e glória de Deus através de nossas vidas não é perda, é ganho. Manifestar uma mudança plena, da qual consiste em um firmamento cristão e duradouro, é permitir que as vidas sejam restauradas através do seu exemplo. É permitir que pessoas sejam preenchidas a partir daquilo que você pode oferecer para elas: O amor sublime e fiel. Na amizade, é poder transparecer a compreensão e parceria, o apoio e a fidelidade. Na família, é ter paciência e mansidão para compreender os pais. No namoro, é transparecer a liberdade que Cristo dá, a confiança e apoio para com o amado, o amor sincero e pacífico, longe de brigas, ciúmes e má-difamação. Criar em ambos o domínio próprio, a amabilidade e compreensão. No casamento, é criar uma família perfeita a partir dos ensinamentos bíblicos, o homem amando a esposa como Cristo amou a igreja e a mulher submetendo-se e respeitando o marido como uma mulher de valor.

Uma nova vida é refletir a aliança presenteada para você, para com todos à sua volta. A Nova Aliança é tornar visível a vida de Cristo dentro de ti. A Nova Aliança é honrar o compromisso e amor de Cristo quando morreu, para que possamos ser testemunhas vivas da verdadeira mudança de vida, sentido de existência, fé e vida eterna. O que passou, passou. Os relacionamentos errados já passaram e "tudo novo se fez, tudo novo se faz". Basta você decidir continuar nessa nova estrada, ou não. Eu decidi continuar, viver algo novo, aceitar a justificação e transbordar bons frutos. E você, vai decidir pelo deserto ou pelo paraíso?

Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário