quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Uma Questão de Princípios

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2)

A palavra indica para não nos amoldarmos ao padrão do mundo. Mas, e o que seria exatamente "não me amoldar"? Não me adaptar, seguir o exemplo? Pode ser um pensamento clichê, sem a necessidade de se aprofundar, mas é aí onde nos enganamos. Há muitas características que envolvem o "não amoldar", e é a partir desse ponto que quero destacar algumas visões e percepções relacionadas com as atitudes das quais eu vejo (ou que eu deveria ver).

Primeiramente, vejamos o significado:

Amoldar: 

1. Adaptar ao molde ou modelo.
2. Moldar, modelar.
3. Acostumar, adaptar, ajustar, conformar, habituar.

Quem me conhece sabe que não sou do tipo que faz um "meio termo" das minhas concepções e valores. Não posso dizer que sirvo ou sigo algo que creio, mas me adapto à realidade dos dias atuais fazendo do que eu acredito algo mais descolado, não conceituado e livre. Já quero a priori deixar explícito que não trato de religiosidade, porque religiosidade são regras das quais tenta-se chegar mais perto de Deus a partir de uma lista onde diz o que você deve e não deve fazer para ter uma "pedrinha a mais" na sua coroa no céu. Não estou falando de regras, mas de essência.

Pegando a explicação 1 e 2 sobre amoldar onde defini-se como "adaptar ao molde ou modelo; moldar, modelar", pode-se exercar uma concepção de realidade simples. O modelo padrão que o mundo se auto-conceitua é esse: liberdade, malícia, olho por olho e dente por dente. 

A liberdade que o mundo oferece é a liberdade onde beber 1 copo ou 5 litros de bebida alcoólica, sair às 22hrs e chegar às 8hrs, curtir um som e pegar geral é ser livre, independente e maturo. Não se adaptar ao molde do mundo é não relevar seus conceitos, trazendo à realidade da qual você vive, querendo passar a mão na prória cabeça dizendo "Ah, mas isso não da nada. Ah, mas só 1 copo de cerveja nem da nada. Ah, mas ouvir música do mundo das quais não foram consagradas à Deus nem dá nada. Ah, mas só dar um beijinho na boca não dá nada". É, não dá nada; dá tudo. "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20). Se fomos crucificados com Cristo e sendo assim, se é Cristo que vive em nós, é normal mesmo ser relevante e indiferente ao mundo, levando Cristo à situação constrangedora de fazê-lo beber 1 copo de cerveja? Será mesmo que ele beberia por livre e espontânea vontade? E se é Ele que vive em nós, será mesmo que ele sente prazer quando os Seus ouvidos são obrigados à absorver todas as músicas podres que algumas pessoas ouvem? Mesmo sendo em inglês, espanhol, chinês ou francês, meu amigo; Cristo conhece todos os idiomas. Será mesmo que ele se agrada em ouvir músicas das quais muitas das próprias foram consagradas às trevas? Será que o extase de Cristo não é estar entre adoradores, dos quais o adorem em espírito e em VERDADE? E sobre o "só um beijo não dá nada", acho que posso até pular essa parte. Não creio que o Cristo que vive em você te apoiaria a sair beijando o fulaninho (ou a fulaninha) sem compromisso. A liberdade do mundo não é a mesma que a nossa. A liberdade do mundo defini-se a partir da prisão em coisas que não os edificam e nem os levam para um lugar melhor. Eles acham que estão livres, mas estão presos na própria vidinha da qual só desgasta-se. Você foi LIBERTO da "liberdade" do mundo. Você está livre da prisão e da cegueira, e já pode viver a vida que Cristo quer para você. Por que ficar batendo na tecla do passado, querendo viver duas vidas? Não tem como ser cristão em cima do muro, ou com o corpo de um lado mas um braço do outro. Ou você é, ou você não é.

A malícia é um ponto bastante forte, afinal ela corrompe o corpo inteiro. Professores fazendo piadas maliciosas, propagandas de TV levando-nos ao duplo sentido, danças extravagando e apelando para um significado totalmente sexual. "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas (...)" (Mateus 6:22-23) O olhos corrompem, a malícia deixa impregnada a visão de trevas onde deveria haver luz. Qualquer ato que os olhos vêem do qual não é luz, já cria no cérebro a imagem constante de tal situação. Deus, de fato, quer um corpo saudável, iluminado, semelhante à sua imagem.

Olho por olho, amar só quem se ama. Odiar ou não se importar com quem te odeia. Esse é um padrão absolutamente característo, das quais muitas pessoas estão sendo literalmente queimadas. Eu mesma já fui extremamente exortada pela palavra de Cristo, onde por exemplo se diz: "Quem afirma que está na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas" (IJoão 2:9) "Não julguem para que não sejam julgados. Pois, da mesma forma que julgarem, vocês seram julgados;" (Matheus 7:1-2) "Vocês ouviram: Amem o seu próximo e odeiem o seu inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que o perseguem (...) Se vocês amarem quem os ama, que recompensa vocês receberão?" (Mateus 5:44). Amar o próximo como a si mesmo é mandamento e não opção. Quem afirma que está na luz mas não ama, é mentiroso. Muitas pessoas brigam, fofocam, falam mal, principalmente em local de trabalho ou escola e faculdade. Alguns dos seus amigos com certeza quando estão em uma roda falam de alguma pessoa que eles não gostm, e não se adaptar ao molde do mundo é não se envolver, não se acostumar, não entrar na mesma situação e por impulso participar.

A explicação 3 sobre amoldar onde defini-se como "acostumar, adaptar, ajustar, conformar, habituar" é onde vai muito além de tudo o que falamos até agora. Que não devemos nos adaptar nem seguir o exemplo, isso já tornou-se um fato. Mas o não se acostumar, não se adaptar, não se ajustar e não se habituar com o padrão do mundo, é também não deixar que esse padrão se habitue no local onde estamos e, a única forma de não deixá-lo se moldar onde estamos, é exortando. A questão em si não é apenas não me amoldar, mas não deixar que os outros também se amoldem. O versículo relata o conselho no plural: "não se amoldem, mas transformem-se". Eu reconheço que algumas pessoas frequentam o nosso mesmo ambiente, as mesmas celebrações e que algumas não foram curadas da "cegueira espiritual", e é exatamente aí onde nós, que temos a sabedoria de Cristo, entramos. Não nos adaptar ao mundo lá fora no trabalho e na escola, é também não deixar que os próprios costumes sejam infiltrados dentro do local onde a sua crença vai ao oposto das especificações do mundo, das quais já citamos algumas anteriormente. Grandes organizações que são responsáveis pela restauração de jovens merecem toda honra e benção de Deus, assim como a Onda Dura que foi benção na minha vida e na vida de muitos. Porém, todas as organizações tem a responsabilidade muito maior de criar um ambiente do qual não se assemelhe ao mundo, não se amolde, não se adapte e nem permita que muitas atitudes sejam tomadas dentro do mesmo. As pessoas que ocupam um grau de responsabilidade maior e até mesmo todos que tem a sabedoria direcionada por Deus devem, de fato, exortar, orientar e direcionar as pessoas com amor. Sim, é uma organização restauradora. Sim, é diferente de muitas mas, sim, ainda é uma igreja e local de louvor e adoração à Deus. É divertido, é maneiro, é descolado, é aconchegante mas, sim, ainda é uma igreja. Concordo, novamente, que existem pessoas que não tem definição de certo e errado, que por exemplo devem achar normal ficarem aos beijos na frente da instituição, beber 1 copo de cerveja, ouvir música do mundo, falar mal uns dos outros; e admito não só o concordar mas o acreditar que, quem faz a obra é o Espírito Santo. Porém, todo cuidado é pouco. Há pessoas que são luz, que buscam mudança, que o corpo é luz, que a atitude é luz e que vivem em busca da semelhança à Cristo; a responsabilidade sobre esses e sobre o conceito principal e primordial de uma instituição restauradora e criadora de discípulos de Cristo depende de todos aqueles que estão lá, não amoldados ao padrão do mundo, não deixar que os mesmos tragam o mundo para dentro de si.

"Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado" (Gálatas 6:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário